MANIFESTO

NÓS ACREDITAMOS NA EDUCAÇÃO

            Professores menosprezados e desrespeitados, agredidos por alunos em escolas sucateadas. Inversão completa da hierarquia de autoridade. Desinteresse total em aprender. Atentados terroristas em escolas. Pouco caso dos governos. Doutores e pós-doutores trabalhando como bancários, ou dando aulas particulares de inglês para garantir seu sustento. Ignorância e misticismo querendo suplantar de forma arrogante a luz do conhecimento científico. Terra plana. Terra ôca. Em plena era espacial. Criacionismo no lugar do Evolucionismo. Ausência de senso crítico e imbecilização em massa. Instituições universitárias demitindo às pencas professores experientes e qualificados, priorizando o dinheiro em lugar da qualidade do ensino, da produção e da transmissão do conhecimento, que deveriam ser suas metas primeiras. A cada dia sabemos mais, mas ensina-se menos, e mal. É o ensino superior sendo mercantilizado e vulgarizado.

            Este cenário deprimente fica ainda mais triste quando nos damos conta que a palavra chave para a solução virtualmente de todos os problemas deste planeta é “educação”. Ela é a ferramenta que irá remover o manto da troglodice e da estupidez humana, dando lugar a um mundo ambientalmente preservado, gerido por inteligências racionais esclarecidas. É dela, não das religiões, que nascem o comprometimento, a conscientização ecológica, a ética, a justiça e a fraternidade, bem como o respeito supremo por todas as formas de vida. Através da educação abdicaremos de conceitos esdrúxulos e infantis, como orgulhos territoriais e preocupações financeiras.

            Num Universo de 13,8 bilhões de anos de idade, possivelmente apenas um de infinitos eternos, com mais de um trilhão de galáxias observáveis, cada uma constituída de incontáveis estrelas, cercadas por zilhões de planetas, qual é a nossa importância? Nenhuma. De onde viemos? De lugar algum. Só estamos aqui por causa de uma colisão fortuita da Terra com um asteróide há 65 milhões de anos, um evento que mudou cega e aleatoriamente os rumos da evolução biológica do nosso planeta. Para onde vamos? Lugar nenhum. Qual é o sentido da vida? Nenhum. Porém, bem ou mal, mesmo assim podemos investigar e compreender algo acerca da natureza e do Universo; descobrir seus mecanismos e desvendar alguns dos seus segredos mais íntimos. Podemos dar sentido à vida, e dar sentido as nossas vidas! E isto é simplesmente maravilhoso! Muito mais que quaisquer lendas antigas – ingênuas – sobre as origens divinas do mundo.

            Além disso, por mais contraditório que possa parecer, até temos, sim, alguma relevância dentro do contexto cósmico. Afinal, como indagou Enrico Fermi há bastante tempo, onde estão os ET’s?! Basta sair sábado à noite, e percorrer pubs, bares e restaurantes para se convencer de que não existem seres extraterrestres em grande quantidade espalhados pela Via Lactea. Se houvesse, a famosa cena do bar em Star Wars, Episódio IV, Uma Nova Esperança, seria lugar comum pelos quatro cantos da Terra. A nossa Galáxia possui mais de 10 bilhões de anos de idade… Estamos sós, ou quase isso. Não teremos ajuda de ninguém. Portanto, a busca incessante e apaixonada pelo conhecimento representa nossa única esperança concreta de melhorar as nossas chances de sobrevivência.

           Aprender é bom. Faz bem. É fascinante. Aprender e descobrir, sempre. Em todas as idades, em todos os lugares, a qualquer hora, de todas as maneiras, todos os dias, sempre mais e mais. Aprender por aprender, e aprender para viver melhor. Aprender para sobreviver, e aprender para evoluir. Aprender para respeitar. Aprender para reconhecer nossas eternas humildade e ignorância. Aprender para se deslumbrar! Cabe a cada um de nós empunhar a bandeira da educação sem vergonha nenhuma. Lutar por uma educação sem preconceitos, livre, lúcida, crítica, abrangente, e de qualidade. É incrível que tenhamos condições de decifrar, ao menos em parte, como funciona o mundo. Não vamos desperdiçar esta chance! Una-se a nós. Nós acreditamos na educação.