Ciência & Mídia

PLANETAS SE AGLOMERAM NAS MADRUGADAS

De novo! Confira a segunda parte do grande ballet planetário que vai iluminar o céu até junho.

– Durante todo o final do verão,  e no outono  até o solstício do inverno,   os cinco planetas do sistema solar facilmente visíveis a olho-nu e mais a Lua, estarão construindo belas  sequências de agrupamentos aparentes compactos, a leste, antes do nascer do Sol.

– O ato de abertura deste grandioso espetáculo aconteceu entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março passados. Somente Júpiter estava ausente naquela etapa inaugural. Após uma passagem da Lua minguante por Vênus, Marte, Saturno e Mercúrio, com uma conjunção entre os dois últimos a apenas 0.7 graus no dia 2 de Março, com o passar dos dias Mercúrio mergulhou lentamente no clarão da aurora, enquanto Vênus, Marte e Saturno foram se aproximando gradativamente, sempre formando um triângulo no céu, cada vez menor e mais apertado.

– A segunda parte deste show se desenrola na última semana de março. A partir do dia 26, a Lua minguante começa a se aproximar de Vênus, Marte e Saturno. O ápice desta sequência se dará dia 28, quando nosso satélite (18% iluminado pelo Sol) formará um quadrilátero com aqueles três planetas! A separação angular entre a Lua e Vênus será de 6.6 graus. Marte estará a 4.7 graus do satélite, e Saturno a 4.8 graus. Todos os quatro astros protagonistas caberão dentro de um círculo imaginário de apenas 10 graus de diâmetro (para referência, o tamanho aparente lunar equivale a meio grau). Vênus é o planeta mais brilhante, com cor branca. Saturno é amarelo, e seu brilho é menor, muito semelhante ao brilho de Marte, que é vermelho. O agrupamento estará a cerca de 30 graus acima do ponto cardeal leste.

–  Nas madrugadas dos dias 29 e 30, a Lua desce mais no céu, acabando por se perder em meio à claridade do céu do amanhecer. Metido neste mesmo clarão, muito próximo à linha do horizonte (menos de 3 graus de elevação), vamos encontrar Júpiter, o maior planeta do sistema solar, recuperando-se da conjunção com o Sol ocorrida dia 5 último.  Não se preocupe se você não puder localizá-lo. No final de abril, já bem mais alto no céu,  juntamente com Vênus e novamente na companhia da Lua, ele vai protagonizar um show celestial ainda mais surpreendente.

– A imagem distribuída em anexo a este release mostra uma simulação feita para a cidade de Porto Alegre, válida também para toda a região metropolitana e litoral, no horário das 5h30min (hora de Brasília), olhando-se para a direção do leste. Quem quiser conferir outras simulações das posições planetárias, uma para cada dia no mesmo horário, poderá acessar o portal Ciência & Cosmos, no site da Rede Omega Centauri: www.redeomegacentauri.org.

– Não há necessidade de usar equipamentos ópticos tais como binóculos ou telescópios para acompanhar o evento.

ANEXO:

– Imagem 0322a.jpg: Simulação adaptada (feita com o software Stellarium), ilustrando a configuração dos planetas e da Lua na madrugada do dia 28 de Março.

Porto Alegre, 18 de Março de 2022.


Este material midiático de conteúdo educacional foi gerado e distribuído através do  Núcleo de Astromídia da Rede Omega Centauri para o Aprimoramento da Educação Científica (www.redeomegacentauri.org). 

Texto e Simulação: Prof. Luiz Augusto L. da Silva, astrônomo.

Distribuição: Prof. Carlos Eduardo Meine Morais.

Autorizada a reprodução total ou parcial do conteúdo, mediante referência à fonte.

Maiores informações, se forem consideradas necessárias, poderão ser obtidas em contato com o professor Luiz Augusto L. da Silva, através do telefone 51 9 8950 4000, ou pelo e-mail luizastronomo@gmail.com.

You must be logged in to post a comment.