Ciência & Mídia

CARNAVAL DE PLANETAS

Aglomeração de astros nas madrugadas poderá ser conferida no feriadão.

– Está começando um grande ballet planetário, que vai enriquecer o céu das madrugadas durante todo o final do verão,  e no outono  até o solstício do inverno, em junho. Reunirá todos os cinco planetas do sistema solar facilmente visíveis a olho-nu e mais a Lua, numa sequência complexa de belas conjunções e agrupamentos aparentes compactos.

– O ato de abertura deste grandioso espetáculo acontece entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março próximos. Somente Júpiter estará ausente nesta etapa inaugural.

– As quatro imagens distribuídas em anexo a este release mostram simulações dia a dia feitas para a cidade de Porto Alegre, válidas também para toda a região metropolitana e litoral, sempre no horário das 5h30min (hora de Brasília), olhando-se para a direção do leste.

– Dentre os planetas, o mais brilhante é Vênus (com magnitude -4.6, na escala empregada pelos astrônomos, onde um número negativo indica grande brilho), seguido por Mercúrio, o planeta mais próximo ao Sol (com magnitude -0.1), Marte e Saturno (+1.3 e +0.8, respectivamente).

– Dia 27 de fevereiro, a Lua minguante 15% iluminada estará próximo de Vênus e Marte, distando 8.5 graus do primeiro, e 3.3 graus do segundo, cerca de 30 graus acima da linha do horizonte.

– Dia 28, apenas 8% iluminada, ela vai brilhar abaixo deles e acima de Mercúrio e Saturno, a 7.3 graus de distância do primeiro, e 10.2 graus do segundo. A separação angular entre Mercúrio e Saturno neste dia será de exatos 3 graus, mas ela vai encolher dramaticamente nas próximas duas madrugadas.

– No dia 02 de Março, acontece a conjunção (menor distância aparente) entre Mercúrio e Saturno, que será de 0.7 graus, às 13 horas. Às 05h30min, eles já poderão ser vistos a 0.8 graus um do outro. Para termos de comparação, lembramos que o tamanho aparente da Lua é de meio grau.

– Quem for para a praia poderá tirar partido do horizonte marítimo desimpedido, o que sem dúvida irá garantir uma visão excelente, se as condições meteorológicas forem favoráveis.

– Não há necessidade de usar equipamentos ópticos tais como binóculos ou telescópios para acompanhar o evento.

ANEXOS:

– Quatro simulações adaptadas (feitas com o software Stellarium), ilustrando a configuração dos planetas e da Lua no período entre 27 de Fevereiro e 02 de Março.

Porto Alegre, 22 de Fevereiro de 2022.

—————-

Este material midiático de conteúdo educacional foi gerado e distribuído através do  Núcleo de Astromídia da Rede Omega Centauri para o Aprimoramento da Educação Científica (www.redeomegacentauri.org).  Autorizada a reprodução total ou parcial do conteúdo, mediante referência à fonte.

Distribuição: Prof. Carlos Eduardo Meine Morais, com a colaboração do Prof. Luiz Alberto de Souza Pedroso.

Maiores informações, se forem consideradas necessárias, poderão ser obtidas em contato com o professor Luiz Augusto L. da Silva, físico e astrônomo, através do telefone 51 9 8950 4000, ou pelo e-mail luizastronomo@gmail.com.

You must be logged in to post a comment.