Ciência & Mídia

ECLIPSE LUNAR ACONTECE DIA 26/05/2021

RELEASE PARA A MÍDIA… MR 0221

– No final da madrugada da próxima quarta-feira, 26 (isto é, na noite de 25 para 26), acontece o primeiro eclipse da Lua previsto para 2021. Será o eclipse total de uma “superlua” (Lua Cheia próxima ao perigeu), na linguagem midiática, uma “superlua de sangue”. Poderá ser visto apenas em parte, desde o território brasileiro, uma vez que principia ao amanhecer.

– O eclipse inicia às 05h48min (horário de Brasília) com a entrada da Lua na penumbra, uma região de obscurecimento parcial que margeia a sombra que a Terra projeta no espaço. Esta etapa é visualmente imperceptível, porque tudo que começa a acontecer é uma diminuição muito pequena da intensidade do brilho lunar. Em Porto Alegre e na região metropolitana, a Lua já vai estar a apenas 15 graus de altura sobre a linha do horizonte Oeste-Sudoeste.

– A entrada na sombra terrestre se verificará às 06h45min, já com o clarear do dia bastante avançado (início da aurora civil). Naquele momento, visto da capital gaúcha, nosso satélite estará a tão somente 4 graus de altura, na direção do Lago Guaíba. O ocaso lunar interromperá a observação do eclipse às 07h09min, por coincidência no mesmo instante em que também nasce o Sol.

– As demais fases do eclipse, portanto, serão inobserváveis por aqui. O início da totalidade será às 08h11min (com a Lua 12 graus abaixo do horizonte), o meio do eclipse às 08h19min (-13o), e o fim da totalidade às 08h26min (-15o). A saída da sombra se dará às 09h52min (-28o), e o último contato com a penumbra às 10h50min (-34o).

– Neste eclipse chama a atenção a curta duração da fase total, isto é, o período em que todo o disco lunar fica dentro da sombra (ou umbra) terrestre: somente 15 minutos! Nos eclipses totais mais longos, aquela fase pode durar quase duas horas, como aconteceu, por exemplo, durante o eclipse lunar de 06 de Julho de 1982, quando a duração da totalidade alcançou 106 minutos. Naquela ocasião a Lua estava na máxima distância da Terra (conhecida como apogeu, cerca de 405000 km) e, além disso, cruzou o centro da sombra terrestre. No eclipse do próximo dia 26, além de estar na menor distância (perigeu, dia 25, às 22h49min, com afastamento de 357311 km), ela cruzará muito longe do centro da sombra, com o limbo lunar praticamente tangenciando internamente a borda da umbra.

– O último eclipse lunar visível no estado do Rio Grande do Sul verificou-se em 30 de Novembro do ano passado, mas foi do tipo penumbral, isto é, a Lua não chegou a entrar na sombra terrestre, limitando-se a transitar pela região de penumbra, caracterizando um fenômeno praticamente imperceptível. O último eclipse parcial até agora por aqui aconteceu em 16 de Julho de 2019, e o último total, em 20 de Janeiro de 2019. No estado, as condições meteorológicas favoreceram a visualização do evento de Julho, mas impediram a do de Janeiro.

– Depois do eclipse deste mês, o próximo eclipse lunar ao alcance dos gaúchos acontecerá em 19 de Novembro próximo. Será um eclipse parcial, porém profundo, com até 97.4% de encobrimento do raio lunar pela sombra da Terra.

ANEXOS:

– Imagem 0221a.jpg: Diagrama ilustrando a passagem da Lua através do cone de sombra terrestre durante o eclipse de 26 de Maio de 2021. Adaptado de F. Espenak/GSFC/NASA.

– Imagem 0221b.jpg: Mapa geográfico mostrando a região de visibilidade do eclipse lunar total de 26 de Maio de 2021. Adaptado de F. Espenak/GSFC/NASA.

Obs.: A aurora astronômica inicia quando o Sol está 18 graus abaixo do horizonte, a aurora náutica com o Sol  a 12 graus abaixo do horizonte, e a aurora civil com o Sol a 6 graus abaixo do horizonte.

Porto Alegre, 18 de Maio de 2021.

—————-

Pesquisa histórica, textos e análises topocêntricas: Prof. Luiz Augusto L. da Silva, astrônomo (www.luizaugustoldasilva.com);

Distribuição: Prof. Carlos Eduardo Meine Morais.

Este material midiático de conteúdo educacional foi gerado e distribuído através do  Núcleo de Astromídia da Rede Omega Centauri para o Aprimoramento da Educação Científica (www.redeomegacentauri.org).  Autorizada a reprodução total ou parcial do conteúdo, mediante referência à fonte.

Maiores informações, se forem consideradas necessárias, poderão ser obtidas através do telefone 51 9 8950 4000, ou pelo e-mail luizastronomo@gmail.com.

You must be logged in to post a comment.